25 de maio de 2014

Reitoria da Unifesp presta homenagem ao Governador e ao Secretário Geral de Segurança do Estado de São Paulo.

No dia 21 de maio de 2014, aconteceu algo inesperado: A reitoria da Unifesp da atual gestão “Plural e Democrática” da Dra. Soraya Smaili homenageou o Governador do Estado Geraldo Alckmin e o  Secretário Estadual da Segurança Pública, Fernando Grella Vieira, entre outros, na cerimônia de entrega do brasão da Escola Paulista de Medicina.
 
Perguntamos: como uma gestão que se intitula “Plural e Democrática” pode homenagear pessoas que mandam policiais da tropa de chopa agredir estudantes e professores, que comandam a Policia Militar que mata negros pobres todos os dias em morros e favelas? Além de inacreditável, isto é inaceitável!
 
A Assembleia Nacional dos Estudantes Livre (ANEL) declara apoio aos estudantes da Unifesp que organizaram um ato Intercampi nesse dia de cerimônia, contra essas homenagens, e também aproveitamos para cobrar respostas da reitoria sobre o descaso com os assuntos da Permanência Estudantil e melhoria das condições de trabalho para técnicos e professores, prometidos em campanha pela atual reitora em 2013.

Nós, alunos, continuamos sofrendo com a precariedade fruto do REUNI (projeto de expansão sem verba das Universidades Federais), pensado pelo Governo do PT para atender as metas do Banco Mundial. Hoje o Brasil não investe nem 5% do seu PIB na Educação Pública, sendo que pelo menos desde 1997* os estudos indicam que precisaríamos de um mínimo de 10%!

Sem moradia estudantil ou creche para as universitárias que são mães, sem bandejão que comporte a demanda, sem transporte para todos os campi, sem bibliotecas com acervo suficiente, sem laboratórios adequados… o resultado não poderia ser diferente: altos índices de evasão anuais, que como no caso do campus de humanidades, em Guarulhos, já passa dos 50 %.



Esse homenagem e falta de compromisso da reitoria só nos alertam para necessidade de seguirmos lutando por outro projeto de educação e por outro projeto social.