21 de outubro de 2012

Atividades regionais da ANEL - SP

Um chamado aos coletivos, CAs, DAs, DCEs e Grêmios que constroem a ANEL em São Paulo:

A Assembleia Nacional dos Estudantes - Livre vive um momento muito especial: um salto em sua organização e grande projeção nacional devido à sua participação decisiva na greve das Universidades Federais. Seu chamado em Junho passado reverteu-se na criação do Comando Nacional de Greve Estudantil, comando este que possibilitou a setores imobilizados dentro da União Nacional dos Estudantes poderem se articular e tocarem as lutas com o conjunto dos estudantes que não mais constrói a velha entidade.

Com a dissolução do Comando, e um chamado amplo para que esses setores permaneçam na luta (se incorporando aos fóruns da ANEL, que funcionam com os mesmos princípios organizativos do CNGE), é imperativo que nossas Comissões Executivas Estaduais consigam realizar Assembleias Estaduais de qualidade, disputando de forma honesta o que foi o balanço desse processo. Tal evento é de suma importância, uma vez que reúne lutadores e lutadoras de diversas cidades.

No caso do Estado de São Paulo, optamos por um formato de atividades descentralizadas por dois motivos excepcionais: 1. o fato do final de semana do dia 27 e 28 de outubro ser o segundo turno das eleições municipais, o que implicaria na ausência de muitos estudantes que teriam que permanecer em suas cidades para votar; 2. a importante reunião da Coordenação Nacional da CSP-CONLUTAS, central sindical e popular que construímos, na qual serão discutidas diversas questões relativas à organização do II CONGRESSO NACIONAL DA ANEL. Tal reunião acontecerá no mesmo final de semana.


Consideramos também a inviabilidade de, cancelando o evento, remarcá-lo para o final de semana seguinte, pois ficaria muito próximo da data de viagem para a ASSEMBLEIA NACIONAL. Tal proximidade poderia comprometer a participação dos Estudantes, tanto por questões financeiras, como pela própria questão do deslocamento físico.

Foto: Grupo de Discussão da VI Assembleia Estadual da ANEL - SP.

Orientamos, pois, que entre os dias 29 de outubro e 10 de novembro, os coletivos, CAs, DAs, DCEs e Grêmios que reivindicam a ANEL em suas respectivas localidades construam atividades descentralizadas. Debates, palestras, grupos de discussão, atos, campanhas financeiras... enfim, tudo para preparar o conjunto dos Estudantes para a viagem à ASSEMBLEIA NACIONAL que acontecerá, nos dias 16, 17 e 18 de novembro em Maceió.

Pedimos as entidades que organizarão atividades regionais que entrem em contato (anelivresp@gmail.com) com a Comissão Executiva Estadual para informar o evento.

Comissão Executiva Estadual.