19 de agosto de 2011

DA FAFIL: Queremos Bandejão na Fundação!

Nota do DA FAFIL da Fundação Santo André, Gestão A FSA Que Queremos!

A nova gestão do Diretório Acadêmico da FAFIL na Fundação Santo André, “A FSA que queremos”, iniciou o semestre com um grande ato pelo bandejão.
A Fundação é uma faculdade pública municipal que vem sendo privatizada há anos e que sofre essas conseqüências. Do aumento constante de mensalidades à falta de democracia, outros problemas estão surgindo na FSA, como a privatização do estacionamento e a falta de refeições para os alunos! Desde o ano passado o prédio de humanas – FAFIL – está sem cantina e a reitoria não atendeu a exigência dos alunos por um bandejão na faculdade. Da mesma forma, iniciou o semestre expulsando do pátio os ambulantes que ali vendiam salgados e doces, única fonte de alimentação dos estudantes até então.

… Eu quero macarrão, BANDEJÃO na FUNDAÇÃO…


Por outro lado, o movimento estudantil começa a reagir, a partir das iniciativas do Diretório Acadêmico. Semana passada conquistamos a volta dos ambulantes para o pátio e no dia 17/08 realizamos um grande ato pelo bandejão, servindo pratos de macarrão por R$ 2,00 para a comunidade acadêmica e para os moradores da região, que também compareceram para apreciar o ato. A iniciativa procura envolver os alunos na discussão do bandejão e serve de exemplo pra reitoria, provando que é possível vender comida de qualidade à preços acessíveis, basta querer!

Resgatar o caráter público da FSA. 10% do PIB já!

Durante o ato, que contou com a participação e o apoio massivo dos estudantes, o Diretório Acadêmico pautou a necessidade de lutar pelos 10% do PIB para a educação brasileira, através da campanha da ANEL, já que a situação de descaso com o ensino e a assistência estudantil não é uma realidade só da Fundação Santo André.
Para vencer essa luta, por assistência estudantil e resgatar o caráter público da FSA, é fundamental que haja um maior investimento do governo na educação, que hoje não passa dos 5%. O novo PNE do governo, por sua vez, não responde às necessidades sentidas por nós estudantes, já que prevê um investimento de apenas 7% para daqui a 10 anos!

A educação não pode esperar! É preciso investir 10% do PIB já!
Contra o PNE do governo Dilma!