15 de março de 2013

Em audiência pública, ANEL dá o recado: Não ao PIMESP! Cotas JÁ!



Coletivo Para Além dos Muros - DCE da USP.
Na última quarta-feira, dia 13 de março, aconteceu na Assembleia Legislativa a primeira Audiência Pública para o debate sobre o PIMESP (Programa de Inclusão com Mérito das Estaduais Paulistas), impulsionada pela Frente Pró-Cotas Estadual. A audiência contou com centenas de estudantes, ativistas do movimento negro e movimentos sociais vindos das 3 universidades paulistas.
Os reitores convocados para a audiência demonstraram sua posição Rodas, da USP e Fernando, da Unicamp, sequer apareceram para o debate. E o reitor da UNESP junto com os pró-reitores presentes, ao longo de todo debate falaram muito sobre como a universidade necessita de políticas de inclusão, mas pouco explicaram sobre o caráter do PIMESP e à serviço de que está esse projeto.
Diferentemente da reitoria todos os movimentos presentes foram categóricos quanto ao que significa o PIMESP: racismo, meritocracia e precarização da educação. O principal saldo do dia foi a compreensão que daqui pra frente está colocada uma tarefa para o movimento estudantil da universidade: Barrar o PIMESP e elaborar o projeto de cotas que irá de fato transformar a composição social e racial das universidades estaduais paulistas.
Mas atentamos aos setores presentes, da UNE e da Oposição de Esquerda, não podemos ter nenhuma dúvida sobre a forma que barraremos esse projeto. Queremos estar nos espaços de discussão, como as Congregações e os Conselhos Universitários, queremos que os parlamentares que estejam contra o PIMESP nos apoiem, mas não podemos ter dúvidas: É NAS RUAS QUE BARRAREMOS ESSE PROJETO.
Se por um lado o projeto de inclusão do PSDB para São Paulo só aprofunda e denuncia a política de elitização das universidades e de exclusão da juventude pobre e negra, por outro sabemos que o projeto do governo federal  votado em 2012 também não nos basta. É preciso que o movimento negro e estudantil se aliem, independentemente de governos e por suas próprias forças, para elaborar um projeto que de fato inclua os negros e indígenas, com qualidade de educação e permanência estudantil.
Nós da ANEL deixamos o recado as reitorias e ao governador Geraldo Alckmin, estaremos nas ruas até impedir o PIMESP, também como pelo movimento deliberaremos o nosso projeto de cotas raciais e sociais. Convidamos aos estudantes e os setores independentes a se unirem à nós nessa batalha.
Não ao PIMESP! Queremos COTAS JÁ!


Veja a fala de Arielli Tavares, da ANEL-SP e do DCE Livre da USP:




Entenda mais sobre o PIMESP AQUI: http://anelonlinesp.blogspot.com.br/2013/03/cotas-sim-pimesp-nao.html