23 de março de 2013

Nota sobre o Espaço Estudantil da Unifesp Baixada Santista.


Na segunda feira, dia 11 de Março, os estudantes da UNIFESP Baixada Santista chegaram no campus e encontraram sua sala, o Espaço Estudantil (onde esses estudantes estavam se apropriando do espaço, construindo-o, recebendo doações de móveis e aparelhos para promover o melhor aproveitamento desse espaço) com a porta trancada e fechadura trocada. A diretora do campus, arbitrariamente trocou o miolo da fechadura da porta impossibilitando o acesso à sala. Os estudantes, na tentativa do diálogo, pediram uma cópia da nova chave, a resposta da diretoria foi: “NÃO! É necessário o nome de cinco pessoas que ficarão responsáveis pela sala”.
Esse espaço é parte de muita luta e uma conquista dos estudantes e da comunidade acadêmica como um todo. Primeiro pela entrega do campus novo, após seis anos de promessas; e segundo, após muitas discussões, disponibilizaram um espaço aberto em que nós alunos devemos fazer uso da melhor forma que quisermos.
Cheia de autoritarismo, uma semana antes do ocorrido, a diretora mandou arrancar intervenções no campus, de um trabalho do curso de psicologia, a desculpa foi mais uma vez que ela é autoridade e que as intervenções não são adequadas para o ambiente universitário. E muitos outros episódios parecidos vem barrando a autonomia dos estudantes dentro da universidade.
Achamos que essas atitudes são provas da intenção de barrar a organização e autonomia estudantil, impossibilitando um espaço para reuniões do movimento, por exemplo. Também não é diferente no campus Guarulhos, onde a sala de um dos centros acadêmicos está fechada por ordens da direção por questões burocráticas.
Temos que nos apropriar e ocupar dos espaços da universidade, entender que a universidade é publica, para acesso de todos e não precisarmos um CNPJ ou uma lista de cinco ou seis nomes que se responsabilizem pelos espaços estudantis, entendemos que esses espaços é de responsabilidade de todos que o usufruem e sem personificar o movimento, pois este somos todos nós.
Não podemos deixar que nossos direitos sejam barrados principalmente dessa forma autoritária, precisamos nos organizar, para isso os estudantes da UNIFESP BS estão organizando um “Musicaço” nessa quarta-feira (20), as 12h: 30min em protesto, com a entrega de um abaixo assinado rodado na comunidade acadêmica com assinaturas indignadas com o ocorrido.