27 de janeiro de 2012

ANEL SP Convoca: Vigília em solidariedade aos desabrigados do Pinheirinho!



No próximo dia 28/01, Sábado, completamos uma semana da desocupação. A ANEL está organizando uma vigília no vão do MASP contra desocupação a partir das 23h. Iremos acender uma vela para cada morador do Pinheirinho que foi violentado! Traga seu cartaz de indignação, sua vela de solidariedade e doações para os desabrigados do Pinheirinho!

Vigília em solidariedade aos desabrigados do Pinheirinho!

28/01, Sábado, 23H no Vão Livre do MASP

A madrugada do dia 21 de janeiro vai ficar para sempre marcada na memória de todos os ativistas do movimento social brasileiro e, em especial, dos moradores da ocupação do Pinheirinho em São José dos Campos. A mando do governo do estado e da prefeitura da cidade, Geraldo Alckmin e Eduardo Cury mais de 2000 homens da tropa de elite da polícia do estado foram mobilizados em uma verdadeira operação de guerra para efetuar a desocupação do terreno que pertencia ao mega empresário/especulador Naji Nahas, que tem inúmeros processos por fraudes e corrupção. A PM e o governo se utilizaram do elemento surpresa para pegar os trabalhadores desprevenidos e efetuar uma ação que feriu o pacto federativo, uma vez que havia uma liminar federal que impedia a desocupação no prazo de 15 dias.
Porém, não foi sem resistência que os moradores entregaram suas casas, houve muita violência por parte da polícia, que atirou bombas de efeito moral, gás de pimenta e armas de fogo em cima de crianças e idosos. Como resultado da operação há inúmeros feridos e depoimentos de pessoas desaparecidas que não conseguem ser localizadas devido às negativas da polícia em realizar investigações.
Os absurdos não param por ai, nesse domingo, dia 29, completamos uma semana da desocupação do Pinheirinho e as famílias continuam numa situação de completo abandono. A prefeitura “abrigou” todos em tendas e ginásios pela cidade sem nenhuma infra-estrutura, nem tratamento médico e continua sem saída o impasse, para onde irão os moradores do Pinheirinho? Como a prefeitura pretende resolver a situação dessas famílias? 

Não hesitamos em apontar o dedo para os verdadeiros responsáveis sobre essa barbárie contra o povo pobre e negro do estado de SP. O governo do PSDB em sua ânsia de militarização e de higienização urbana mostra que está de mãos atadas com a especulação imobiliária. Isso se repete na capital do estado, com a prefeitura de Gilberto Kassab que tem dado carta branca para que a PM mate e persiga os moradores de rua da região da Luz, que eles batizaram de “Cracolândia”, com o objetivo de beneficiar a especulação imobiliária, prevendo uma verdadeira remodelação do centro da cidade com o projeto “Nova Luz”, derrubando prédios históricos e expulsando o povo pobre.
Dessa forma, o governo se exime da responsabilidade de políticas públicas de moradia e saúde e relega ao povo trabalhador apenas a violência e a truculência policial.

A ANEL está junto dos moradores do Pinheiro desde o princípio de sua luta e se soma ao chamado de luta e resistência para realizar uma campanha nacional contra a desocupação Pinheirinho. Repudiamos toda forma de agressão aos trabalhadores e jogaremos todos os nossos esforços para estar ao lado deles. Entendemos que nossa luta por uma educação de qualidade e melhores condições de vida para a juventude não está nenhum milímetro separada da luta ao lado dos trabalhadores que constroem toda a riqueza desse estado.
Da mesma forma, entendemos que a Presidente Dilma deve entrar em cena para resolver a situação dos moradores do Pinheirinho transformando o terreno em área de interesse social. Quem está, de fato, ao lado do trabalhares não pode ficar apenas na torcida! 

JUNTE-SE A NÓS E ORGANIZE A CAMPANHA DE SOLIDARIEDADE AO PINHEIRINHO!
Junto a isso, chamamos a todos a participar das demais atividades da CAMPANHA!

Terça-feira – 18h no SINDSPREV – reunião do comitê de São Paulo em solidariedade ao Pinheirinho.
Quarta-feira – 01/02 – 14h – Audiência pública na ALESP sobre a desocupação do Pinheirinho
Quinta-feira – 02/02 - ATO NACIONAL em SJC contra a desocupação do Pinheirinho! Será organizada uma caravana com ônibus saindo de São Paulo, entre em contato conosco e se some a essa luta!