29 de janeiro de 2012

Sábado agitado na ANEL SP: o dia começa com Ato na inauguração do MAC e termina com Vigília em solidariedade ao Pinheirinho!

Sábado agitado na ANEL SP: o dia começa com Ato na inauguração do MAC e termina com Vigília em solidariedade ao Pinheirinho!

Nossas velas nunca se apagarão porque nosso ar é de liberdade!
Por Arieli Tavares da CEN ANEL, direto de SP
A ANEL- SP segue na luta contra as truculência policial e na busca da punição do culpados pelas atrocidades que as famílias do Pinheirinho estão sendo obrigadas a passar.
Ontem foi mais um dia de luta. Pela manhã, marcamos presença na inauguração da nova sede do MAC em que estava confirmada a presença do Governador Geraldo Alckmin, Grandino Rodas, reitor da Universidade de São Paulo, e Andrea Matarazzo, secretário de Cultura do Estado de São Paulo. Os dois primeiros, demonstrando sua covardia, não compareceram ao evento temendo protestos em aparições públicas. 
A ANEL se juntou aos manifestantes e mostrou que a cada dia que passa cresce a indignação da juventude contra as políticas de higienização do PSDB e seu pacto com a especulação imobiliária. O protesto foi veiculado em diversos jornais com uma foto emblemática de Andrea Matarazzo mostrando a faceta mais democrática do governo do estado. O dedo apontado na cara e a postura truculenta de quem não tem vergonha de assumir que não está comprometido com a dignidade de quem garante a riqueza de seu estado, os trabalhadores.  
No mesmo dia, desde as 23h até às 6 horas da manhã fizemos uma vigília que contou com a participação de cerca de 150 pessoas em frente ao MASP.  Nessa madrugada completou-se uma semana do início da operação de desocupação efetivada por mais de 2000 polícias da tropa de elite do estado e da guarda civil da cidade. Com tristeza acendemos velas em solidariedade àqueles que já não tem mais casas e tiveram seus sonhos e famílias destruídos pela ganância de homens poderosos.  Porém, havia algo mais que tristeza nos olhos de cada ativista presente na vigília, a indignação e a determinação de quem não deixará os culpados por essa tragédia saírem impunes!
Os presentes reconfortaram-se durante a madrugada com a solidariedade de várias pessoas que passaram pela vigília para levar contribuições de alimentos e roupas em solidariedade às famílias do Pinheirinho.  A solidariedade e a capacidade de indignação são sentimentos de quem se identifica com o próximo e sabe que a vitória dele é também a sua vitória. Assim como os “amigos” de Naji Nahas e de Andrea Matarazzo não hesitaram em defender seus interesses, nós temos que nos encher de força e no unificar em um só grito contra a classe dominante que explora e oprime os trabalhadores de todo o país. (http://cspconlutas.org.br/2012/01/csp-conlutas-lanca-campanha-de-apoio-financeiro-aos-moradores-do-pinheirinho/)
Com a mesma força gritamos para que a Presidente Dilma arque com o compromisso e a responsabilidade de milhares de trabalhadores que depositam nela sua confiança e resolva o problema do Pinheirinho.  A presidente tem o poder de desapropriar o terreno de Naj Nahas e transforma-la em área de interesse social. Quem de fato está compromissado com os trabalhadores não pode ficar apenas na torcida!
Cansados depois de mais um dia intenso de luta ao lado de muitos ativistas seguimos reafirmando: quem luta não está sozinho, nunca, por isso somos todos Pinheirinho!
Nossas velas nunca se apagarão porque nosso ar é de liberdade!
PARTICIPE DO ATO NACIONAL EM SJC dia 02/02. A ANEL está organizando uma caravana, entre em contato conosco pelo email: anelivresp@gmail.com