24 de fevereiro de 2013

Estudantes da PUC SP realizam ato contra a intervenção da Igreja na Universidade com a presença de cardeal.


Estudantes fazem protesto durante a missa.

                Na última sexta-feira (22), os estudantes da PUC SP realizaram um ato em favor da democracia e contra a intervenção da igreja na universidade. O ato iniciou com uma manifestação silenciosa em frente à capela da universidade, local onde estava ocorrendo uma missa presidida por Dom Odilo Scherer, cardeal e arcebispo de São Paulo. Os estudantes se posicionaram em frente ao local com mordaças na boca e cartazes que pediam a renúncia da atual reitora, Anna Maria Marques Cintra.

                Após o término da missa, o cardeal, juntamente com os demais fiéis, fez uma procissão até o Pátio da Cruz (pátio da universidade) para a ressacralização da cruz. Foram surpreendidos com centenas de estudantes que, após a celebração, protestaram e cantaram palavras de ordem contra a nomeação da reitora e por uma educação laica.
                As mobilizações na PUC SP começaram após Dom Odilo nomear como reitora a última colocada nas eleições, Anna Cintra. Os estudantes iniciaram o movimento chamado Democracia na PUC SP, que se posiciona contrário à intervenção da Igreja na universidade que já foi palco de importantes lutas nacionais a favor da democracia, como a luta contra a Ditadura, por exemplo. Diante desse contexto, estudantes, professores e funcionários ficaram em greve geral por mais de um mês no final do ano passado.
                Já no início desse ano a reitoria tomou duras medidas em repressão ao movimento, como a colocação de arame farpado no portão da universidade, a pintura das pichações e grafites que existiam nos muros, a publicação de um ato que proibia a realização de manifestações e eventos públicos sem autorização prévia e o fechamento do auditório em que estava sendo realizada a semana de recepção dos calouros do curso de Direito, a fim de impedir o acontecimento da palestra sobre Democracia na PUC SP.
Ressacralização da Cruz com Dom Odilo, no pátio da PUC.
                A intervenção da Igreja na PUC SP só vem aumentando nos últimos anos, com a criação, por exemplo, do CONSAD, conselho administrativo que toma as principais decisões da universidade e é composto por dois padres de sua mantenedora, a FUNDASP, a pela reitora, e com a proibição da realização de pesquisas que tratassem da legalização do aborto ou de pesquisa com células tronco, temas que vão à contramão da doutrina católica.
                A ANEL estava presente no ato de sexta-feira e compõe a luta dos estudantes da PUC SP, entendendo que a luta por democracia também compreende a luta pela redução das mensalidades, pela assistência estudantil, por melhores condições de trabalho para os professores, por bolsas insitucionais e pela democratização do acesso à universidade.
                Convocamos todas e todos os estudantes da PUC SP para a Assembleia Geral dos Estudantes que acontecerá dia 26/02.
                Por uma universidade pública, laica e de qualidade!