14 de fevereiro de 2013

VETERANO NÃO É DONO DE CALOURA!



Neste dia 6 de fevereiro a ANEL-SP e o MML (Movimento Mulheres em Luta) promoveram a primeira reunião para a campanha contra os trotes machistas para o início de 2013. Esta foi uma reunião auto organizada pelas ativistas mulheres da ANEL-SP a partir de nossa executiva estadual e contamos também com a presença do Movimento Mulheres em Luta e diversas outras ativistas feministas do movimento estudantil de São Paulo, tais como companheiras do DCE da USP, da secretaria de mulheres do DCE Unifesp, do coletivo Pra Fazer Diferente da Unicamp, do coletivo Marias Baderna da USP, do coletivo feminista Lélia Gonzalez e da Frente Feminista da USP.
O papel que cumpriu esta reunião foi além de nos fortalecer enquanto feministas, dar um pontapé inicial para uma campanha estadual contra os trotes machistas nas universidades e escolas. O início dos períodos letivos vem acompanhado dos tradicionais trotes, que deveriam ter como intuito a integração entre os calouros com a comunidade universitária. Nem sempre é assim! Não é raro sabermos de trotes que expõem as calouras a situações machistas que as humilham. São freqüentes os leilões de bixetes onde os veteranos dão seu lance para tentar comprar as calouras e outras “brincadeiras” carregadas de conotações sexuais sobre o corpo feminino. Esses trotes só reiteram e naturalizam o que nós mulheres vivemos cotidianamente na sociedade, que é a objetificação de nossos corpos, que deveriam estar à disposição dos homens.

Por isso chamamos a todas as ativistas do movimento estudantil (e chamamos também aos homens) para que nesse ano letivo de 2013 comecemos dando uma resposta uníssona ao machismo que ainda sobrevive impunemente nas universidades. Diversas entidades já têm como programação de suas calouradas atividades que pretendem discutir este tema com cada caloura e calouro. Participe conosco e envolva seu Centro Acadêmico, DCE, coletivos e grêmios desta campanha. Entre em contato com a ANEL-SP e saiba como organizar também em sua escola ou universidade.

INTEGRAÇÃO NÃO É OPRESSÃO!

Entre em contato com a ANEL SP:
anelivresp@gmail.com

Curta a página da ANEL SP no facebook:

Conheça o Movimento Mulheres em Luta: