19 de fevereiro de 2013

Nota de repúdio das Entidades Estudantis do Paraná às ações do M.P. e do governo do PSDB em São Paulo com os estudantes da USP.


Nota de repúdio das Entidades Estudantis do Paraná às ações de repressão do Ministério Público, Governo de São Paulo e Reitoria da USP que criminalizam estudantes e trabalhadores.

Após quase 30 anos do termino da ditadura militar que mergulhou nosso país em anos obscuros, percebemos que atitudes de nossos representantes e autoridades remetem a tal período, na tentativa de desclassificar e marginalizar movimentos sociais, apoiados pela elite dos tempos da ditadura, incluindo-se os grandes barões da mídia nacional.

A denúncia apresentada pela promotora Eliane Passareli no último dia 5 à Justiça acusa 72 estudantes e trabalhadores detidos durante a violenta reintegração de posse do prédio da reitoria da USP em novembro de 2011, de quatro tipos de crimes diferentes, inclusive o de formação de quadrilha. Tais acusações tentam criminalizar os estudantes e trabalhadores que combatiam a presença da PM no campus da universidade, além de tachar todos os que lutam por melhores condições de bandidos, pois ao acusa-los de formação de quadrilha subentende-se que estes são criminosos, podendo, caso ocorra à condenação, abrir precedente para a criminalização dos movimentos sociais em todo o Brasil. Além de ter sua luta distorcida pela imprensa conservadora e reduzida à defesa do consumo de drogas ilícitas dentro do campus, dessa maneira, desfoca o quão nociva é a militarização do espaço universitário que na prática fere a autonomia universitária independente de qualquer interpretação da legislação.

Episódios de repressão veem sendo recorrentes no governo Alckmin/Serra contra aqueles que não se enquadram no padrão elitista de sociedade, como ocorreu na impetuosa reintegração de posse do Pinheirinho (janeiro/2012) e prédios do centro antigo da cidade de São Paulo, na higienização da Cracolândia, nas periferias onde a PM é acusada de vários assassinatos e agora os ataques se dão ao movimento estudantil, evidenciando uma tentativa em disseminar o medo entre estudantes e trabalhadores que lutam, não só à comunidade acadêmica da USP, mas a todos e repete a coerção que os estudantes sofreram na mesma universidade nos anos de chumbo da ditadura militar.

A Regional paranense da Assembleia Nacional dos Estudantes Livres (ANEL) e O Coletivo Inquietude Livre (CI-LIVRE!) que luta pelos estudantes da Universidade do Centro Oeste do Paraná (Unicentro) REPUDIA esta ação vergonhosa e sem sentido que busca calar as vozes daqueles que se inquietam, e ainda se solidariza e entra nesta luta assinando a PETIÇÃO (http://www.avaaz.org/po/petition/Pela_retirada_imediata_da_denuncia_do_MP_aos_72_estudantes_da_USP_por_formacao_de_quadrilha/?cqeIxbb) que exige a retirada de todos os processos contra estudantes e trabalhadores e pelo fim da perseguição política na USP que passa pela extinção do decreto de 1972, criado sob o regime militar e insistentemente utilizado pela reitoria para fundamentar os processos e sindicâncias que ainda vigoram contra estudantes, funcionários e diretores do Sintusp (Sindicato dos Trabalhadores da USP).

Força Companheiros, esta luta também é nossa!

Guarapuava, 14 de fevereiro de 2013.

ANEL – Regional Paraná
CI-Livre!