14 de dezembro de 2012

Em 2013, é a 'VEZ DA VOZ' dos Estudantes no DCE da UNIFESP!


É com muito orgulho que nós da ANEL construímos ativamente a chapa VEZ DA VOZ, candidata e vencedora das eleições à gestão do Diretório Central dos Estudantes da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP).


Fruto direto de um processo de intensa mobilização que paralizou toda a instituição, durante a Greve Nacional da Educação, a chapa reúne estudantes de todos os campi, diversos cursos, coletivos e agremiações. Trata-se, portanto, de uma política unitária construída por estudantes que reivindicam a ANEL, a Oposição de Esquerda e demais ativistas independentes que lutam contra a precarização do ensino público superior por parte do Governo Federal, contra as privatizações e terceirizações, e contra a falta de políticas de acesso e permanência adequadas.

            Conseguimos reunir em nosso programa as mais importantes bandeiras do movimento estudantil local e nacional: a luta por democracia em todos os espaços de decisão universitária, expansão com qualidade (Chega de REUNI! 10% do PIB para educação pública já!), e a exigência pelo fim dos processos e ameaças ao conjunto dos estudantes. Contamos, assim, com importante respaldo para dar início à gestão, recebendo mais de 1000 votos na eleição realizada na última semana. Uma grande vitória, visto que o DCE não existia há quase 2 anos !


            As tarefas que se apresentam para esta gestão não serão poucas: desde a elaboração de uma calourada que combata o machismo, o racismo e a homofobia tão presentes em nossa sociedade, passando pelo fortalecimento das entidades de base (coletivos, atléticas, centros acadêmicos, diretórios acadêmicos e outros), a elaboração de semanas temáticas (como a I Semana de Assuntos Indígenas), campanhas em parceria com movimentos populares de moradia e transporte... e a construção de um grande e representativo CONGRESSO DOS ESTUDANTES DA UNIFESP para reformularmos o já defasado e ineficiente estatuto da Entidade.


            Nesse sentido, fazemos um convite para que todos, especialmente os que compõe a gestão conosco, participem dos importantes fóruns nacionais estudantis que acontecerão em 2013 - as Assembléias Estaduais, as Assembleias Nacionais, e o II CONGRESSO NACIONAL DA ANEL. Por estes espaços passam as principais lutas do Movimento Estudantil da atualidade, e temos a clareza de que só nos aliando e colaborando com milhares de outros estudantes vindos de diversas localidades, é que podemos mudar os rumos de nossa sociedade.


            Fazemos, também, um chamado amplo para que todos os estudantes da UNIFESP se debrucem sobre a gestão, e participem de suas reuniões, plenárias e atividades que construiremos em unidade pelo próximo período. No que depender da ANEL, o DCE será o que os estudantes quiserem que ele seja!

            Se o presente é de luta, o futuro nos pertence !