11 de junho de 2013

Manifesto da Frente de luta contra o aumento da passagem




 
No dia 02 de Junho o Prefeito Haddad do PT e o govenador do Estado, Alckmin do PSDB, anunciaram juntos mais um aumento no valor da tarifa do ônibus, trem e metrô para R$ 3,20.

Divulgado como sendo um reajuste abaixo da inflação, criou-se um discurso de que a população foi poupada de um acréscimo ainda maior. Isso é mentira! O reajuste é muito acima da inflação acumulada e TODO AUMENTO É INJUSTO! A passagem já está muito cara e os serviços são de péssima qualidade


MAIS UM AUMENTO EU NÃO AGUENTO!
As últimas gestões municipais de São Paulo deixaram o transporte em uma situação calamitosa. Não por acaso, o discurso de Fernando Haddad (PT) durante as eleições foi acabar com a exclusão da mobilidade na cidade. No metrô e na CPTM a situação não é diferente, é revoltante compararmos a malha ferroviária em nossa cidade (60km) com a de outras capitais do mundo como Cidade do México (200km), por exemplo, onde a proporção populacional é bem menor.

No entanto, com esse aumento vemos a mesma lógica se perpetuando, ano após ano, toda a preocupação dos governos é garantir que se mantenham os altíssimos lucros dos empresários do transporte que transformaram nosso direito à cidade em mais uma mercadoria!

 

A luta contra o aumento da passagem é também a batalha por outro tipo de transporte, que seja público, de modo que não sejamos reféns da ganância das empresas de transporte e que permita com que a população tenha maior acesso à cidade, usufruindo mais dos serviços públicos, como: saúde, educação, cultura e lazer.


Vimos recentemente uma importante vitória que reverteu o aumento na cidade de Porto Alegre; assim como em 2011 em Teresina e 2005 em Vitória. Nestas cidades a articulação entre trabalhadores, estudantes, sindicatos e movimentos sociais cumpriu papel significativo para conseguirem esta vitória. Agora é a nossa vez! Estamos articulando uma frente entre amplos setores de trabalhadores, estudantes e demais movimentos sociais da cidade para resistir a esse aumento. Chamamos toda a população a lutar pela reversão do aumento da tarifa em São Paulo e a transformar toda nossa indignação individual em um ato de protesto coletivo, nas ruas da cidade, queremos todos juntos demonstrando uma só opinião: SE A TARIFA NÃO BAIXAR A CIDADE VAI PARAR!

 
MPL -SP

Sindicato dos Metroviários de São Paulo

CSP- CONLUTAS

DCE- livre da USP,

Sub-sedes da APEOESP de São Miguel, Santo Amaro, Lapa, Itaquera

ANEL (Assembleia Nacional dos Estudantes – Livre)

Juntos por outro futuro

Rompendo Amarras

Luta popular

Terra livre
 
MTST
 
Tribunal Popular

Coletivo Pra Além dos Muros

Rede Emancipa de Cursinhos populares

PSTU

PSOL