26 de agosto de 2013

Assembleia Estadual da ANEL prepara as próximas mobilizações em São Paulo




Arielli Tavares Moreira, do DCE da USP
 
            No último sábado, dia 24 de agosto, mais de 160 estudantes se reuniram na Assembleia Estadual da ANEL-SP. O fórum contou com jovens universitários e secundaristas, que vieram de mais de dez cidades do estado, com dezenas de entidades estudantis, vários coletivos e movimentos de juventude.
 
                Fomos agraciados também com a presença dos professores da USP Henrique Carneiro e Jorge Luiz Souto Maior, do Quilombo Raça e Classe, do Movimento Mulheres em Luta, do Sindicato dos Metroviários de São Paulo, da CSP-Conlutas e da Maria Lúcia Fattorelli – porta voz da Auditoria Cidadã da Dívida.
                A assembleia foi contagiada com um grande clima de satisfação pelo papel que nossa entidade vem cumprindo nas manifestações de juventude que sacodem o país desde junho. A disposição de luta e a clareza política dos ativistas da ANEL ficaram evidentes nas palavras de ordem cantadas, nas intervenções vibrantes e na solidariedade de todos com as campanhas financeiras das delegações.
                Depois de uma mesa de abertura e grupos de debate e trabalho, com intensas e profundas discussões, a Plenária Final votou uma série de resoluções que armarão politicamente nossa entidade nos próximos meses, com o objetivo de seguir impulsionando as mobilizações da juventude paulista.
                Todos podem conferir a totalidade das resoluções aprovadas no link: http://anelonlinesp.blogspot.com.br/2013/08/confira-as-resolucoes-da-assembleia.html
 
30A: Dia Nacional de greves e paralisações
            A principal resolução da assembleia foi a preparação do dia 30 de agosto, no qual a ANEL vai construir paralisações, atos e aulas públicas, nas universidades  e escolas. Esse dia será especial porque vamos mobilizar os estudantes em aliança com a classe trabalhadora, ao lado de professores, metalúrgicos, petroleiros etc.
“ANEL no 30A:
-Construir o Dia Nacional de greves e paralisações, 30/08, com as iniciativas:
- Paralisação das universidades e escolas por pautas locais;
- Atos regionais na porta de escolas secundaristas por passe-livre para estudantes, aposentados e desempregados;
-Participar das greves nas fábricas e refinarias, junto com o movimento operário e a CSP-Conlutas.”
 
            A unidade da juventude com a classe trabalhadora é a força social mais poderosa de nossa sociedade, a única capaz de mudar de verdade o país. Construir essa unidade na prática, nas ruas e greves, é fundamental para fazer o movimento avançar. A ANEL-SP está a serviço dessa tarefa.
 
Campanha Estadual pelo Fora Alckmin!
            Outra importante resolução de nosso fórum foi a convocação de uma campanha estadual, a ser debatida nas entidades estudantis, coletivos e movimentos, pela renúncia do governador Geraldo Alckmin.
“Campanha Estadual Fora Alckmin, corrupto e repressor!
 
-Prisão do envolvidos no propinoduto do Metrô e CPTM
- Desmilitarização da PM e fim da tropa de choque.”
 
            Já são quase duas décadas de governos do PSDB, nas quais a privatização dos serviços públicos, a criminalização da pobreza e a repressão aos movimentos sociais aumentaram. Agora, sabemos que esses anos foram, também, tempos de roubalheira e corrupção, com mais de 400 milhões desviados do transporte público paulista.
 
                Essa farra precisa acabar. Para isso, o movimento estudantil precisa se engajar na luta pelo Fora Alckmin, pela punição dos envolvidos e pela destruição dos aparatos repressivos.
 
 Nosso direito ao transporte é urgente: Passe-Livre Já!
 
            A luta pelo transporte público de qualidade não poderia ficar de fora de nossa assembleia. A ANEL está na vanguarda das mobilizações pelo Passe-Livre estudantil e pela estatização dos transportes urbanos em todo o país. Estamos organizando a Jornada de Agosto, com mais de 15 ocupações de Câmara Municipais pelo Brasil afora.
 
                O ponto alto dessa jornada foi a ocupação da Câmara dos Vereadores de São Paulo, no dia 14 de agosto, quando obrigamos a “Casa” a abrir a discussão do Passe-Livre na capital paulista. Em nosso estado, a luta por essa bandeira avança em Campinas, na região do ABC, Santos e em São José dos Campos. Por isso, nosso fórum votou a realização de um ato estadual no próximo dia 12 de setembro e propostas para mudar o transporte coletivo.
 
“- A ANEL-SP terá como eixo hierárquico na luta acerca do transporte público no estado de SP uma campanha pelo passe-livre para estudantes, desempregados e aposentados.
- Luta pela estatização dos transportes, sob o controle dos trabalhadores e usuários, como via de garantir o passe-livre para todos, incluindo aposentados, e combater as máfias dos transportes.
- Ato Estadual no dia 12/09, durante a sessão especial da CPI dos transportes de São Paulo sobre o Passe-Livre.”
 
Nova Comissão Executiva Estadual à altura do futuro
 
            Ao término de todas as votações, a Plenária Final elegeu a nova Comissão Executiva Estadual da ANEL-SP (CESP), com representantes de todas as cidades presentes, cinco universidades públicas, duas faculdades privadas e sete escolas.
 
                A nova CESP vai contar com 37 membros, que terão a missão de organizar e dirigir nossa entidade no estado de São Paulo. Os desafios serão gigantes no futuro, mas, se muito vale o já feito, mais vale o que será!