29 de agosto de 2013

Avança a luta na EACH! Queremos votar para Diretor!

28 de agosto de 2013, 23:32
Hoje foi um dia diferente dos outros na Escola de Artes Ciências e Humanidade (EACH – USP). Por volta das oito da manhã, estudantes de diversos os cursos do campus faziam vigília em frente à congregação (órgão máximo de deliberações da unidade) para conseguir apresentar as reivindicações estudantis postas em carta e votadas em assembleia na noite anterior. A carta versava sobre alguns dos problemas mais latentes na unidade como, por exemplo, a falta de laboratórios, a contaminação do solo e – como em toda a USP – a falta de democracia.
Após muita batucada, a Congregação foi paralisada e o diretor Jorge Boueri aceitou a entrada de dos representantes dos estudantes que, por sua vez, tinham o intuito de exigir que esse espaço fosse aberto. A congregação recusou, mas, a batucada e os gritos dos estudantes do lado de fora falaram mais alto e os obrigou a ceder. Deliberando que se fizesse um terceiro ponto aberto, no qual as exigências dos estudantes poderiam ser, enfim, ouvidas.
Tentando adiar ao máximo o ponto aberto, a congregação se manteve à portas fechadas – talvez na esperança de desarticulação estudantil – e, às 12h a batucada recomeçou até que a mesma se retirasse e viesse até nós. Foi a primeira vitória, lemos a carta e, após a leitura das exigências estudantis, os membros da congregação se reuniram novamente – descumprindo o acordo que haviam feito e tomando decisões à portas fechadas! – apresentando, como contraproposta, uma congregação aberta e extraordinária no dia 11/09 às 12h, que terá como pauta os seguintes pontos: forma de votação da congregação, ou seja, se será paritária; e as sessões da carta de exigências, ponta por ponto. 1) Expansão; 2) Bandejão; 3) Lanchonete; 4) Espaço dos Estudantes; 5) Questões Ambientais e 6) Democracia (diretas e estatuinte já).
Ao empurrar a Congregação para dia 11, a direção, num ato de muita fé, acredita que uma semana sem aulas (entre 2 e 6 de setembro) fará os estudantes se desarticularem, mas estão enganados! É apenas o começo! Conseguimos decidir a pauta da próxima congregação, e agora temos que decidir os rumos da nossa EACH.
No dia 11 de setembro precisamos nos mobilizar e fazer um grande ato durante a congregação para que de fato tenhamos direito à voto assegurado e para, finalmente, podermos fazer parte das decisões nessa universidade! Eu tenho certeza, em 2013 eu vou votar pra diretor!
CALENDÁRIO:
29/08 Dia de Mobilização e Assembleia de Estudantes as 18h;
30/08 Paralisação e Plenária das 3 categorias as 10h;
10/09 Roda de conversa sobre a estrutura de poder;
11/09 Congregação Aberta.

 Via http://www.dceusp.org.br/2013/08/avanca-a-luta-na-each-queremos-votar-para-diretor/