11 de setembro de 2013

Chamado ao I Encontro de Mulheres do Movimento Mulheres em Luta!


Nos dias 05 e 06 de outubro, acontecerá o I Encontro Nacional do Movimento Mulheres em Luta, na cidade de Sarzedo (próximo a BH), em Minas Gerais. A programação do evento inclui as mesas de debates “O avanço das lutas no Brasil e a força das lutas das mulheres”, com a blogueira Lola, do blog “Escreva, Lola, escreva”, e “A importância da organização e da estruturação do Movimento Mulheres em Luta”, além de plenárias de avaliação e estruturação, grupos de trabalhos temáticos (mulheres e educação, mulheres e movimento popular, trabalho doméstico, prostituição, mulher e transporte, mulher jovem, mulher lésbica e etc) e, é claro, a confraternização.
O Movimento Mulheres em Luta, filiado à CSP – Conlutas, nasceu da necessidade de organização de mulheres oprimidas – oprimidas enquanto trabalhadoras e oprimidas enquanto mulheres. Ainda hoje, o salário da mulher é cerca de 28% menor do que o do homem no Brasil. Ainda hoje, a responsabilidade pela casa e pelos filhos recai inteiramente na mulher, que, com sua “emancipação” ganhou o “digníssimo direito” à jornada dupla de trabalho. Ainda hoje, a mulher é explorada, em casa e no trabalho, e estigmatizada pela sociedade. Hoje, quando deveríamos estar no auge da consciência igualitária, estamos cada vez mais longe disso. De um lado, temos uma sociedade cada vez mais conservadora, que cobra estereótipos cada vez mais inatingíveis das mulheres, e lhe tolhe cada vez mais direitos essenciais (como a absurda proposta do Estatuto do Nascituro). Do outro, temos o patrão e o governo, arrochando nosso poder de compra, repassando a conta do empresariado para o bolso proletário, e tirando-nos direitos tão duramente conseguidos.

O Movimento Mulheres em Luta compreende que esse “cercamento” ideológico e classista não é coincidência – é proposital. Pois o capitalismo não existe sem a opressão e a discriminação. E a mulher, enquanto minoria, enquanto duplamente oprimida, precisa se organizar e lutar! Lutar por creches, por diminuição da jornada de trabalho, por equiparação de salários, por direito ao seu corpo, e, principalmente, pelo direito de ser mulher e contra a opressão!

A ANEL abraça a campanha do Movimento Mulheres em Luta, e convoca à todas para o I Encontro Nacional do Movimento Mulheres em Luta. Porque ser mulher é um direito, e lutar uma necessidade! A juventude feminina e feminista não pode ficar alheia à luta das trabalhadoras. O Movimento Estudantil precisa se conscientizar da necessidade da aliança operário-estudantil, pois juntos somos mais fortes! Não são só 20 centavos, e nem apenas a meia entrada – é todo um ciclo de opressão que precisa ser quebrado. Hoje somos estudantes, amanhã seremos as trabalhadoras que cumprem jornada dupla.
Todas juntas, porque a luta é uma só – a luta é nossa!

Informações:
Taxas
- Sindicatos: 250,00
- Minorias e oposições: 210,00
- Movimento Popular e estudantil: 150,00
- As taxas pagam estadia, creche (se necessário), café da manhã, almoço e janta por 2 dias, e ainda contribuem para a confecção dos materiais do encontro.

Ficha de inscrição, programação completa e mais detalhes: http://mulheresemluta.blogspot.com.br