16 de setembro de 2013

Moção de apoio a luta dos estudantes do ITA


No dia 27/08 tivemos uma surpresa ao sabermos que os alunos do Instituto Tecnológico da Aeronáutica, haviam paralisado pela manhã suas atividades, e para conseguir parar uma instituição desse porte, onde há relações militares, é de se pensar que algo deve estar muito errado lá dentro.

A perseguição acadêmica feita pelos professores aos alunos, algo que é comum em algumas universidades aos que se levantam em questões de injustiças, não é diferente no ITA. Docentes que acham que a forma de ensino deve ser verticalizada, onde ele é o dono do conhecimento, e quando há o questionamento do aluno, o responde através uma forma abusiva. Isso não deve ocorrer!
Em nome de uma tradição, para manter o ITA na "primeira classe" das instituições de ensino, alunos e professores são agredidos todos os dias. A excessiva pressão sobre os alunos inclusive vem causando diversos problemas psicológicos nos mesmos.

A ANEL repudia tais atos desses professores , que utilizam uma pedagogia do medo para intimidar seus alunos, e da reitoria que nada faz para mudar.. E está ao lado do estudantes pedindo que estes sejam mais ouvidos, tenham mais participação nas deliberações do Instituto e tenham incentivo durante sua passagem pelo ITA, para assim ter um ensino de qualidade.
Essa luta é justa, essa luta é necessária e os alunos do ITA tem o apoio da ANEL.