14 de fevereiro de 2012

ANEL SP em apoio aos estudantes da Fundação Santo André!


ANEL SP em apoio aos estudantes da Fundação Santo André! Pela reintegração imediata do Diretório Acadêmico Honestino Guimarães!

Depois de vários ataques em 2011 como o vergonhoso aumento nas mensalidades em 18%, a reitoria de Oduvaldo Cacalano, da Fundação Santo André, mostra que não dá ponto sem nó.

O ano de 2012 mal começou e a reitoria, na calada da noite de um período de férias e sem nenhum comunicado prévio à gestão da entidade ou a qualquer estudante, invadiu o espaço do Diretório Acadêmico - um local com mais de trinta anos de história no movimento estudantil e conquistado pelos estudantes para sua organização e convivência, servindo como representação do alunado em defesa de suas reivindicações – retirando todos os objetos e os transferindo para uma minúscula sala, demonstrando um total desrespeito para com a entidade, os estudantes e funcionários que locavam o espaço para fins de atender a comunidade acadêmica.

Onde a Mentira tem Perna Curta, Havia um Muro no Meio do Caminho.

Tudo começou quando estudantes foram impedidos de entrar no prédio onde se localiza o espaço do DA com o argumento de que se tratava de uma “reforma na fiação em decorrência de um incêndio”.

Após alguns dias, e já podendo acessar ao prédio, os estudantes se depararam com tapumes cobrindo o espaço e com uma placa indicando que o Diretório Acadêmico se localizava num novo lugar, um cubículo onde colocaram os objetos pertencentes à entidade.

Retirando os tapumes foi possível ver a obra de arte da reitoria: um muro que cobria todo o espaço. Até este momento, a reitoria que se denomina democrática não havia soltado nenhuma nota ou comunicado ao corpo estudantil esclarecendo os fatos. Após a descoberta da falcatrua, a reitoria colocou suas mangas de fora e passou a dar resposta criminalizando os estudantes e membros do Diretório Acadêmico, os acusando e os ameaçando em caso de qualquer ação ou organização pela reivindicação do espaço que é seu por direito.

Isso só demonstra uma arbitrariedade por parte da reitoria que busca impedir os estudantes de se organizarem. Tudo isso para facilitar a continuidade, sem questionamento, da implementação dos projetos de uma universidade “competitiva” e a serviço do mercado, com cada vez mais aumentos nas mensalidades, cortes nos cursos e grades curriculares, além da restrição de acesso aos espaços da universidade e sem interesse real de proporcionar um conhecimento crítico.  

A ANEL repudia a atitude arbitraria da reitoria de Cacalano! A autonomia de organização dos estudantes é um direito!
Todo apoio aos estudantes da Fundação Santo André! Pela reintegração imediata do Diretório Acadêmico Honestino Guimarães!

Não a reitoria Cacalano!