16 de fevereiro de 2012

Chega de SUFOCO! Contra o aumento da tarifa do metrô!



ANEL SP contra o aumento da tarifa do metrô!
 
O PSDB começou o ano de 2012 mostrando a que veio: garantir o privilégio dos poderosos, atacando os direitos dos trabalhadores e jovens. O mesmo governo que orquestrou as medidas de limpeza social e guerra aos pobres na favela do Moinho e na Cracolândia e com a reintegração de posse do Pinheirinho, agora impõe junto a empresa do metrô, mais um aumento abusivo da tarifa do metrô. Nos últimos 17 anos, a tarifa do Metrô cresceu 275%, saltando de R$ 0,80 para os atuais R$ 3. Porém, sua estrutura ainda está muito aquém das necessidades de um transporte de qualidade. A realidade de quem usa o metrô todos os dias é sufoco completo! A falta de investimento em novas linhas, estações e trens não acompanhou o crescimento populacional urbano, o que está levando ao caos diário no uso do metrô.

Mais uma vez a população vai pagar uma conta que não é sua. A prefeitura e governo estadual têm suas campanhas eleitorais financiadas por empresários do transporte que aguardam ansiosamente o início do ano, quando têm esse “favor” devolvido. Os trabalhadores e a juventude sofrem seriamente as consequências desses aumentos. Ter acesso ao emprego, educação, saúde, cultura e lazer significa também garantir que o povo tenha condições de se locomover nas cidades. O transporte público é um direito da população e um dever do Estado.

Desde a década de 1960, as empresas de transporte começaram a tomar conta deste setor e com isso o que passou a vigorar sobre as tarifas, a estrutura dos ônibus e metrô, as condições de trabalho dos metroviários e rodoviários, foi a lógica do lucro. Ao mesmo tempo em que as linhas são insuficientes, com os transportes super lotados, com péssimos salários aos trabalhadores do setor, as passagens estão ficando cada vez mais caras. A privatização tomou conta do transporte público brasileiro, transformando um direito da população em uma mercadoria cada vez mais cara.

Diante dessa realidade, qualquer aumento na tarifa seria absurdo! Junto à luta justa contra o aumento das tarifas levantamos também a bandeira do Passe Livre para a juventude e para os desempregados como parte importante da garantia do acesso ao emprego, educação, saúde, cultura e lazer. O direito ao Passe Livre é uma responsabilidade do Estado, portanto, o governo de Dilma Roussef deveria emitir uma Lei Nacional que garanta a existência e o financiamento desse direito para todos os jovens e desempregados.

A ANEL SP se coloca categoricamente contra o aumento da tarifa do metrô! Os trabalhadores deveriam pagar tarifas que estivessem de fato relacionadas à manutenção do transporte, o que seria possível se o Estado fosse o responsável por garantir esse direito à população. O povo trabalhador e a juventude devem ser prioridade, não os grandes lucros das empresas!

- Chega de SUFOCO! Contra o aumento da tarifa do metrô!
- Passe Livre Já Brasil! Para estudantes e desempregados!
- Estatização imediata do Transporte público!