15 de fevereiro de 2012

Todo apoio aos estudantes da Fundação Santo André!

Pela reintegração imediata do Diretório Acadêmico Honestino Guimarães!


Depois de vários ataques em 2011 como o vergonhoso aumento nas mensalidades em 18%, a reitoria de Oduvaldo Cacalano, da Fundação Santo André, mostra que não dá ponto sem nó.


O ano de 2012 mal começou e a reitoria, na calada da noite de um período de férias e sem nenhum comunicado prévio à gestão da entidade ou a qualquer estudante, invadiu o espaço do Diretório Acadêmico - um local com mais de trinta anos de história no movimento estudantil e conquistado pelos estudantes para sua organização e convivência, servindo como representação do alunado em defesa de suas reivindicações – retirando todos os objetos e os transferindo para uma minúscula sala, demonstrando um total desrespeito para com a entidade, os estudantes e funcionários que locavam o espaço para fins de atender a comunidade acadêmica.


Onde a Mentira tem Perna Curta, Havia um Muro no Meio do Caminho.
Tudo começou quando estudantes foram impedidos de entrar no prédio onde se localiza o espaço do DA com o argumento de que se tratava de uma “reforma na fiação em decorrência de um incêndio”.


Após alguns dias, e já podendo acessar ao prédio, os estudantes se depararam com tapumes cobrindo o espaço e com uma placa indicando que o Diretório Acadêmico se localizava num novo lugar, um cubículo onde colocaram os objetos pertencentes à entidade.
Retirando os tapumes foi possível ver a obra de arte da reitoria: um muro que cobria todo o espaço. Até este momento, a reitoria que se denomina democrática não havia soltado nenhuma nota ou comunicado ao corpo estudantil esclarecendo os fatos. Após a descoberta da falcatrua, a reitoria colocou suas mangas de fora e passou a dar resposta criminalizando os estudantes e membros do Diretório Acadêmico, os acusando e os ameaçando em caso de qualquer ação ou organização pela reivindicação do espaço que é seu por direito.

Isso só demonstra uma arbitrariedade por parte da reitoria que busca impedir os estudantes de se organizarem. Tudo isso para facilitar a continuidade, sem questionamento, da implementação dos projetos de uma universidade “competitiva” e a serviço do mercado, com cada vez mais aumentos nas mensalidades, cortes nos cursos e grades curriculares, além da restrição de acesso aos espaços da universidade e sem interesse real de proporcionar um conhecimento crítico.


A ANEL repudia a atitude arbitraria da reitoria de Cacalano! A autonomia de organização dos estudantes é um direito!
Todo apoio aos estudantes da Fundação Santo André! Pela reintegração imediata do Diretório Acadêmico Honestino Guimarães!
Não a reitoria Cacalano!