30 de março de 2012

Chapa Não Vou me Adaptar é a favorita nas eleições do DCE-USP


Com um quórum histórico de cerca de 10 mil votos, chapa apoiada pela ANEL e por setores da oposição de esquerda da UNE é a favorita no processo eleitoral do Diretório Central dos Estudantes da USP. 

Na USP, os estudantes já decidiram: Rodas e a Reação serão derrotados!
Nos últimos meses, o movimento estudantil brasileiro acompanhou com muita atenção os acontecimentos na maior universidade do país. A política do governo tucano de privatização e repressão ao movimento social aprofundou-se na gestão do reitor João Grandino Rodas. Com propostas de fechamento de cursos e corte de vagas, Rodas revelou sua política elitista. Gastando 240 milhões de reais em obras de interesse duvidoso, Rodas demonstrou que a prioridade de sua gestão não é a educação de qualidade, mas interesses de outra ordem. Com prisões, perseguição e presença de militares para reprimir o movimento social na universidade, Rodas deixou claro que não aceitaria qualquer voz crítica e dissonante.
Na eleição para o DCE-USP, organizou-se um setor que pretendia ser a “secretaria estudantil” de Rodas. Propondo uma reação à luta dos estudantes e à organização de nossa entidade, pretendiam convencer os estudantes de que eram um grupo “apartidário”, disposto a defender os “interesses estudantis”. Logo, porém, sua máscara caiu. Os vínculos da chapa Reação com o PSDB e outros partidos da velha e corrupta política brasileira apareceram. No meio da eleição, vários membros desta chapa anunciaram sua ruptura por se considerarem manipulados por interesses externos e busca por privilégios individuais por parte da cúpula da chapa.
O fundamental, no entanto, foi a determinação dos estudantes da USP em lutar por democracia na universidade e pela defesa do DCE como um patrimônio do movimento! A política de Rodas será derrotada na eleição para o DCE-Livre da USP! Com uma votação recorde, os estudantes da USP estão dando um recado robusto para o governo estadual e a reitoria: não vão se adaptar à falta de democracia na universidade! Temos muita felicidade em ser parte ativa desse processo e pela construção, em unidade, de uma ampla campanha com milhares de estudantes. Lamentamos que esta não tenha sido a postura de outros setores do movimento estudantil, que optaram por uma irresponsável política de autoconstrução num momento como esse.
A robusta derrota que estamos impondo à direita na eleição para o DCE-USP sem dúvida terá um impacto importante para o conjunto do movimento estudantil brasileiro. Esperamos que esta seja uma vitória de todas e todos os lutadores do Brasil: na USP, na UFRGS, na UFMG ou na UnB, não vamos nos adaptar!

ANEL, Juntos!, Rompendo Amarras [Domínio Público e Barricadas Abrem Caminhos]