31 de março de 2012

Em defesa da Marcha da Maconha no ABC


No Primeiro Congresso Nacional da ANEL realizado no ano passado, o Painel temático sobre Violência e Legalização das drogas reuniu estudantes e ativistas num debate que encaminhou como proposta "Defender a legalização, descriminalização, regulamentação e estatização das drogas lícitas e ilícitas" e "Incorporar-se aos atos públicos em favor da legalização das drogas".

O tema é assunto polêmico na sociedade brasileira, porém precisa ser discutido. Hoje a política de drogas usada no Brasil e em grande parte do mundo não resolve os problemas relacionados às drogas nem impede seu uso e sua comercialização. A ilegalidade fortalece o tráfico e a violência nos morros e favelas do país. A violência do Estado para reprimir os usuários e traficantes tem práticas racistas, onde o negro é traficante e o branco é usuário (cartilha da Polícia Militar). Além da criminalização da pobreza que estamos assistindo no centro de São Paulo em episódios como do Moinho e da Cracolândia.

Para aprofundar a discussão a ANEL ABC junto com o Diretório Acadêmico da FAFIL da Fundação Santo André vai organizar um debate sobre a Legalização que já tem presença confirmada de Henrique Carneiro, Professor da USP.

Por último, defendemos a realização da Marcha da Maconha no ABC que está marcada para o dia 26 de maio em Diadema. A Prefeitura de Diadema e a Polícia Militar querem impedir a realização da Marcha no ABC, porém o Supremo Tribunal Federal legalizou no ano passado as Marchas que defendem a descriminalização e legalização das drogas em todo território nacional, e Diadema não é uma exceção, portanto a Marcha da Maconha deve ser realizada com ou sem aprovação da Prefeitura ou da PM.


Evento no facebook já conta com 400 pessoas confirmadas, clique aqui.

Leia matéria publicada no Diário do Grande ABC,
clique aqui.