2 de abril de 2012

Um novo "Pinheirinho" nasceu em Santo André


Neste domingo, a ANEL ABC esteve na ocupação “Novo Pinheirinho”, localizada no bairro Jardim do Estádio, em Santo André. 

 Foto da Ocupação "Novo Pinheirinho" de Santo André.

Nós fomos acompanhados por militantes do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto - MTST, que apresentaram a localidade. As barracas demarcavam o espaço de cada família, e, mais do que isso, marcavam a história de cada indivíduo, que todos os dias enfrentam a experiência de dormirem em barracas improvisadas, que foge o ideal de uma casa digna.
 
 Apesar disso, a organização com a qual os grupos agem, faz vislumbrar um futuro bairro estruturado, assim como era o Pinheirinho, em São José dos Campos. As atividades diárias são divididas em seis setores: abastecimento, higiene e limpeza, cultura, infra (responsável por fazer manutenções nas barracas), coordenação de grupo e comunicação. Esses setores recebem a tarefa de garantir uma estrutura sólida, uma auto-organização no acampamento e transformam cada indivíduo, que começam a aprender a importância do trabalho em conjunto.

O MTST não tem convênio com qualquer instituição privada ou governo, portanto não tem uma verba garantida, vivem essencialmente de doações e do apoio de outros movimentos. Nesta visita, além de receberem as doações da ANEL ABC, muitos moradores próximos do acampamento também se solidarizaram, quebrando o preconceito imposto pela grande mídia.

Toda ajuda é válida! O mais urgente no momento são alimentos, produtos de higiene básica, agasalhos e cobertores.

 Lista de doações.

O “Novo Pinheirinho”, apelidado assim pelos próprios militantes do movimento, é um protesto às atrocidades praticadas em São José dos Campos, no antigo bairro do Pinheirinho, que foi brutalmente desocupado pela Polícia Militar e pelo governo do estado de São Paulo, em defesa do mega especulador Naji Nahas. 

Enquanto o direito à moradia for um ideal improvisado, “várias sementes desse pinheiro serão disseminadas” - disse Michele do MTST.

 Crianças brincando na ocupação.

A ANEL ABC cumpriu sua agenda, e saímos do acampamento com a tarefa de evitar que novos Pinheirinhos sejam violados e continuaremos a disseminar esta semente em apoio a criação do novo bairro e na luta por moradias!

  Parte do grupo de estudantes da ANEL ABC que visitaram a ocupação.

Posto de arrecadação: Quem não  puder ir no acampamento levar doações, pode deixar no pátio da FAFIL na Fundação Santo André com os membros do Diretório Acadêmico. Colabore!

Crie um novo posto de arrecadação na sua universidade ou escola, e mande um e-mail para anel-abc@hotmail.com para a gente divulgar!