3 de abril de 2012

Vem aí a VI Assembleia Estadual da ANEL SP!


Vem aí a VI Assembleia Estadual da ANEL SP!
Dia 14/04, sábado as 9h na Faculdade de Direito da USP – Largo São Francisco– São Paulo - SP

Depois do duvidoso incêndio na Favela do Moinho e da “ação” na Cracolândia, o Brasil inteiro se comoveu com a ação truculenta da Tropa de Choque em uma mega operação que envolveu mais de 2 mil policiais, na reintegração de posse do bairro pobre do Pinheirinho. Os últimos acontecimentos constataram que está anunciada uma guerra declarada do governo do PSDB, hoje representado na figura do governo de Geraldo Alckmin, contra os jovens e o povo trabalhador que acreditam e lutam por uma vida melhor. A repressão e a limpeza social expressam o projeto global do PSDB para o Estado de São Paulo: seguir garantindo os privilégios e os lucros dos ricos e poderosos a qualquer custo!

Na educação não tem sido diferente. Desde o governo federal ao estadual, temos visto um descaso cada vez maior com a educação pública. Dilma acaba de cortar mais 2 bilhões da pasta da Educação e, através do novo Plano Nacional de Educação, institucionaliza o compromisso do governo com a mercantilização da educação brasileira e com a destinação de verba pública para a educação privada, transformando a educação em um serviço. Em São Paulo, o avanço da privatização do ensino se concretiza cada vez mais no atrelamento, desde o ensino básico até as universidades, aos interesses do mercado: privilégios fiscais ao ensino privado, adaptação dos currículos às demandas da indústria paulista, fundações privadas que controlam as pesquisas, cursos pagos dentro das universidades públicas e um longo etc. E no pacote da privatização, soma-se a acentuação da elitização do ensino público, que mantém um desmonte das políticas de assistência e permanência estudantil, e resiste em aplicar as políticas afirmativas de acesso, como cotas raciais ou sociais.

Diante desse cenário, as notícias da truculência policial também adentrou os muros das Universidades e Escolas. A repressão sobre o movimento estudantil, através do autoritarismo das reitorias e da ação da Polícia, é fundamental para o fim completo da democracia, transparência e autonomia na construção da Educação em São Paulo. Alckmin reprime para seguir privatizando!

Mas os ataques do governo não vieram sem resposta! O movimento foi às ruas, fez novas ocupações, como o novo Pinheirinho no ABC, fez mobilizações e greves como a atual luta na Unifesp Guarulhos, as lutas na Unicamp por moradia estudantil, a luta contra o aumento das mensalidades na Unilago ou na forte mobilização da USP que dá um novo passo com a vitória da esquerda no DCE. E foi organizar a resistência dos estudantes junto aos movimentos sociais que a ANEL esteve nessas mobilizações e impulsionou importantes campanhas como a defesa da aplicação imediata de 10% do PIB para a Educação pública, a campanha que organizou a solidariedade ao Pinheirinho e, no conjunto do Estado, uma campanha que denunciou as medidas truculentas do governo tucano.

Como parte da largada para mostrar que nem Pobreza, nem Educação são caso de polícia e defender a Qualidade da Educação pública nas Universidades e Escolas estaduais e Federais, queremos convidar tod@s a participarem da VI Assembleia Estadual da ANEL São Paulo! Nessa VI Assembleia vamos avançar na organização da campanha estadual Contra a Ditadura do governo de São Paulo e aprofundar a relação da ANEL com o conjunto dos movimentos sociais. Vamos refletir também as importantes mobilizações como a greve da Unifesp, uma luta contra as consequências da precarização imposta pelo Reuni. Queremos também dar uma atenção especial ao tema das Opressões, com o lançamento da cartilha LGBT da ANEL. É também momento de avançarmos na estruturação de nossa entidade, por isso discutiremos as resoluções de finanças e organização da ANEL para aperfeiçoar os elementos organizativos da entidade.

Para tudo isso, A Assembleia Nacional dos Estudantes – Livre! convida todas as entidades e ativistas do movimento estudantil a estarem presentes na VI Assembleia Estadual da ANEL SP, que será um importante espaço para debater e organizar as tarefas colocadas ao movimento estudantil em 2012 e avançar nas nossas mobilizações! A ANEL-SP faz um convite a todos os estudantes paulistas: vamos dar aula de Democracia em defesa dos nossos direitos!

Dia 14/04, sábado as 9h na Faculdade de Direito da USP – Largo São Francisco – São Paulo - SP

Programação

9h – 13h: Mesa de Abertura: Toninho Ferreira, advogado do Pinheirinho; Wilson Silva do Quilombo Raça e Classe, MTST, CSP-Conlutas
 Informes especiais: Guilherme da CEN – Cartilha LGBT da ANEL, Tamiris da CEN – Finanças da ANEL, DCE-USP, Unicamp e FSA (Repressão no ME), Luta Unifesp

13h – 14h: Almoço

14h – 16h30: GD`s

- Aula de Democracia contra a ditadura do PSDB: Limpeza social, privatização da Educação e repressão aos movimentos sociais

- Expansão tem que ser com Qualidade: a luta da Unifesp

- Opressões: Lançamento e discussão  da Cartilha LGBT da ANEL

16h30: Plenária Final