2 de abril de 2012

Todo apoio a greve da Unifesp!



Todo apoio a greve da Unifesp!

No dia 28 de março, cerca de 900 alunos deliberaram continuidade da greve na Unifesp. A greve iniciada no dia 22 tem como luta melhorias na infra-estrutura e qualidade de ensino, diante do triste quadro fruto dos impactos que o ReUni, decreto do governo federal de 2007, impôs a universidade.

O Programa de Apoio aos Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais, o REUNI, foi o principal projeto do governo para a educação. O Decreto visava ampliar o número de vagas nas universidades federais, alterando a relação professor aluno combinado com a diminuição do investimento por aluno e infra-estrutura. Com o REUNI, o governo nos fazer escolher entre expansão e qualidade, como se as únicas alternativas viáveis fossem universidade elitista ou expansão precarizada.

O que vemos hoje na Unifesp são problemas como falta de professores, estruturas físicas precárias, falta de salas ou salas lotadas. Sem falar da ausência de políticas massivas de permanência estudantil, como bolsas de estudo, bandejão de qualidade para todos e alojamentos. Na medida em que o REUNI impõe que as universidades tenham verbas insuficientes para realizarem sua expansão, esses problemas vão aumentando.

Para que as universidades possam se expandir com qualidade e avancemos em soluções para os problemas relativos ao nosso ensino, deveríamos contar com um abundante investimento de verbas públicas para a educação pública, como a garantia de 10% do PIB para a educação já. Por isso, reconhecemos que essa luta da que começa na Unifesp por melhores condições de ensino é uma luta de todos os estudantes! Queremos construir um movimento forte e com unidade com os professores e funcionários da universidade, além de moradores e trabalhadores dos Pimentas, defender uma universidade pública com qualidade! Com muita força na luta conseguiremos ver mudanças!

Todo apoio a greve da Unifesp!

- Melhorias na infra-estrutura da universidade: Pela compra do novo terreno para construção de um novo prédio!

 - Assistência Estudantil de Qualidade já! Moradia estudantil e Bandeijão de qualidade! Pela diminuição do preço!

 - Expansão com Qualidade, sem as metas do Reuni!

- 10% do PIB para educação JÁ!


ANEL (Assembleia Nacional de Estudantes - Livre)
Mande seu apoio: anelivresp@gmail.com