5 de abril de 2012

Reitoria da Fundação Santo André é Mestre em Falta de Democracia

Por Soraia Neves
do Diretório Acadêmico da FAFIL


Não bastasse tirar o direito de organização dos estudantes murando o espaço do Diretório Acadêmico e deslegitimando a atual gestão da entidade eleita no ano passado pelos estudantes, a reitoria de Oduvaldo Cacalano mostra mais uma vez suas reais intenções: excluir a participação dos estudantes para continuar seu projeto de privatização e elitização do ensino superior na Fundação Santo André.

Eleições para Direção da FAFIL foram fraudulentas e com boicote a participação estudantil.

Na última semana do mês de março, no dia 26 deu-se inicio ao processo eleitoral para direção da FAFIL (Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da FSA), um processo atropelado que foi convocado por uma Comissão Eleitoral cheia de rebuliços na qual ninguém sabia ao certo quem eram seus membros. Esta Comissão, sob ordens da reitoria, impediu os estudantes eleitos na base de participarem da Congregação - órgão de professores, funcionários e alunos que decide pelo voto a nova direção da Faculdade - com intuito de eleger a atual direção que foi reconhecida pela mesma Comissão Eleitoral e que, segundo estatuto do Centro Universitário, não poderia se candidatar novamente, pois já cumpriu dois mandatos. 

Perseguição e Punição aos Alunos: A Ditadura chegou na Universidade.

Assim como vimos no ano passado casos como o da USP em que estudantes foram perseguidos, ameaçados e penalizados pela Reitoria, e vemos este ano na Unifesp, estudantes que foram suspensos pela reitoria por lutarem por melhores condições de ensino e por moradia estudantil; vemos hoje também uma verdadeira ditadura imposta pela reitoria da Fundação Santo André que tal como outras reitorias estão fazendo nas universidades do país, perseguindo estudantes do movimento estudantil, desligando os mesmos de suas bolsas de estudos, suspendendo-os das aulas e impedindo sua participação nos fóruns da universidade. 
O caso mais recente foi que na mesma semana em que ocorriam as eleições para a direção da FAFIL, a reitoria convocou cerca de 8 estudantes, com avisos nas lousas das salas (um verdadeiro assédio) para aplicar suspensão por 10 dias úteis alegando depredação do espaço que era do Diretório Acadêmico. O que a reitoria não fala é que maior depredação foi o que ela autorizou que fizessem nas férias: fechar com um muro o Diretório Acadêmico sem ao menos tentar uma forma de diálogo, não fala que este problema foi criado por ela mesma quando passou por cima da organização estudantil e agora se quer menciona quais as bases para a acusação aos estudantes. 

Chegou a hora dos estudantes darem uma aula de democracia!

Diante da falta de diálogo nas universidades chegou a hora dos estudantes darem para suas reitorias uma verdadeira aula de democracia! As reitorias não vão calar os estudantes que lutam por uma educação de qualidade!
Esse e outros assuntos serão debatidos na VI Assembleia Estadual da ANEL – SP no dia 14 de Abril. Convocamos todas as entidades estudantis e ativistas do movimento estudantil a estarem presentes para debater e organizar as tarefas colocadas ao movimento estudantil em 2012 e avançar em nossas mobilizações: vamos dar uma aula de democracia pelos nossos direitos!

Blog Especial do D.A. FAFIL: No Meio do Caminho Tinha um Muro