30 de março de 2012

Estudantes da Unilago contra o aumento das menalidades!


Estudantes da Unilago contra o aumento das menalidades!
ANEL SP contra a marcantilização da educação!

Em São José do Rio Preto - SP as coisas estão mudando. Após as massivas manifestações de 2011 contra projetos absurdos da câmara dos vereadores, a juventude de Rio Preto mostrou novamente um pouco da força que possui. Na UNILAGO, instituição de ensino superior privada, vemos mais uma vez um atentado da reitoria contra o bolso dos alunos. A mensalidade dos cursos subiram em média 20 reais, gerando algo em torno de 120 mil reais a mais por mês. E me diz uma coisa, o que mudou na estrutura da faculdade para nós? Está generalizado no pensamento dos estudantes de que este aumento é normal, que ele realmente deve acontecer.

Continuamos sentados em cadeiras duras de madeira, sem um mínimo de conforto, e várias delas nem sequer passaram por alguma manutenção. Mais um ano sem ar condicionado, passando um calor infernal, e pagando um preço nada barato para estudar. Sem dúvida quem mais sofre com essas condições são as mulheres, que trabalham o dia todo, estudam e, na maioria, ainda fazem os trabalhos domésticos.

Em nossa faculdade não se vê aumento de salário real para professores e funcionários. Entra ano e sai ano o número de alunos aumenta, o número de cursos também mas os serviços decaem, pois a contratação de funcionários não segue este ritmo. Os serviços dentro da UNILAGO (que deveriam ser nossos de direito) são pagos, como por exemplo um atestado de matrícula. E para onde vai esse dinheiro? Filas e mais filas denunciam o descaso com o estudante, que passa uma vida universitária de verdadeiro estresse, o que afeta diretamente a qualidade de ensino e o aprendizado do aluno.

Na tentativa de reunir os estudantes para discutir a situação da faculdade, o aumento da mensalidade e infra estrutura, além de tentar iniciar uma discussão sobre para que realmente serve uma instituição de ensino superior, fomos proibidos pela direção da faculdade de utilizar a sala de aula marcada (fora do horário de aula) para que houvesse a reunião. Um militante do movimento foi chamado até a sala do vice diretor, onde ele disse que para "eventos fora do cotidiano comum da faculdade", a direção e a coordenação do curso deveriam ser informadas e deveríamos pedir autorização para tal. Ora ora, então para utilizar o espaço de uma faculdade que pagamos, que mesmo sendo privada tem fins públicos, que se diz filantrópica, nós temos que pedir autorização para a reitoria? Você já se imaginou chegando na sua universidade e ser proibido de entrar em uma sala de aula vazia pois não tinha autorização para estar lá? Pois bem.

O clima era de verdadeira tensão, um reforço de segurança particular fora chamado e lotava os corredores do prédio 1 onde esta reunião iria acontecer. Mudamos o local da reunião para fora da faculdade, do outro lado da rua e discutimos um pouco com os poucos que estavam presentes. Passamos em sala denunciando o que a reitoria e toda a burocracia da faculdade fez, e a indignação era visível. Num ato espontâneo, estudantes do curso de Serviço Social sairam em protesto gritando por liberdade de expressão, expondo a situação que nos encontramos. Das salas de aulas saíam mais e mais estudantes se somando ao protesto que ficou marcado nessa faculdade.

Agora o caminho é unificar ainda mais os cursos em relação aos problemas da faculdade e chamar uma assembléia geral de estudantes para ir com tudo para cima da reitoria. Por isso os estudantes da ANEL na UNILAGO estão dando seu máximo de empenho para levar adiante nossa luta. Avante! Avante! Retroceder jamais!


Nem um centavo a mais! Revogação de todos os aumentos de mensalidade!

Por condições dignas de ensino! Chega de filas, de calor e cadeiras desconfortáveis!

Fim da cobrança taxas para retirada de documentos!

Pela participação dos estudantes no conselho administrativo da faculdade!