22 de maio de 2012

ANEL na Marcha da Maconha ABC



Guerra aos pobres, eu digo não!
ANEL na Marcha pela Legalização!

O tema da legalização das drogas é assunto polêmico na sociedade brasileira e mundial, porém precisa ser discutido. Hoje a política de drogas usada no Brasil e em grande parte do mundo gera um gasto milionário aos cofres públicos e não resolve os problemas relacionados às drogas nem impede seu uso e sua comercialização. O Brasil já é o terceiro país que mais prende seus cidadãos no mundo, atrás apenas de EUA e China, e dos cerca de 500 mil detidos no país praticamente um quarto deles está nesta situação desumana por conta de crimes relacionados à drogas, e hoje a maior parte dos afetados pela guerra às drogas (que são presos ou assassinados) tem pele escura e são pobres. A ilegalidade fortalece o tráfico e a violência nos morros e favelas do país. A violência do Estado para reprimir os usuários e traficantes tem práticas racistas, onde o negro é traficante e o branco é usuário (cartilha da Polícia Militar). As drogas são usadas para criminalizar os pobres e os movimentos sociais, basta lembrar que a mídia usou como parte da campanha contra a ocupação do Pinheirinho a justificativa de que lá existia tráfico de drogas. Além dos episódios que estamos assistindo no centro de São Paulo, como do Moinho e da Cracolândia. Nos morros e favelas não existem leis e direitos, a policia atira para matar a juventude negra e pobre, invade casas e aborda indivíduos, atacando suas privacidades, sob pretexto de combate às drogas. Essa política proibicionista é um mecanismo de criminalização e controle social e racial da população pobre.

A falência da política proibicionista em termos humanos, de segurança, de direitos, liberdades e saúde pública é cada vez mais explícita, tornando-a insustentável.

Basta de guerra, racismo, moralismo, violência, corrupção e proibição. Queremos o direito à saúde, à informação, ao próprio corpo, à autonomia, à liberdade: é hora de uma nova política de drogas para o Brasil. (Leia também o manifesto "Basta de Guerra")

Convocamos tod@s @s estudantes para a Marcha da Maconha ABC

As marchas pela legalização da maconha é um movimento social histórico que há muitos anos vem ocupando as ruas do Brasil e do mundo. Durante muito tempo foram criminalizadas e tratadas como apologia ao crime de uso de drogas, mas em 2011 o Supremo Tribunal Federal julgou legal e autorizou as Marchas da Maconha em todo território nacional. No dia 26 será realizada a Marcha da Maconha ABC em Diadema, apesar da legalidade garantida pelo STF, a Prefeitura de Diadema tentou impedir sua realização, desautorizando os organizadores da Marcha. Contudo, a Marcha vai acontecer com ou sem aprovação do Prefeito Mario Reali. Vamos às ruas colocar em pauta este debate para a população de Diadema e região!

Dia 26 de Maio - 13h 
Na Praça da Moça (Centro - Diadema) 

Obs: Quem vem de São Paulo, pode pegar o trolebus para Diadema no Jabaquara - acesso pelo metrô.

Oficina de cartazes:
Dia 25 - 19h na Fundação Santo André (Prédio da FAFIL)