23 de maio de 2012

METROVIÁRIO, PODE LUTAR: OS ESTUDANTES VÃO TE APOIAR!


TODO O APOIO À GREVE DOS METROVIÁRIOS DE SÃO PAULO!

Nessa última terça-feira, 22 de maio, os metroviários de São Paulo em assembleia que reuniu cerca de 2 mil trabalhadores decidiu por greve por tempo indeterminado. Esta foi a resposta dos trabalhadores frente à intransigência da empresa e do governo de Geraldo Alckmin (PSDB).

A decisão foi tomada depois de audiência entre a empresa e representantes do sindicato no TRT (Tribunal Regional do Trabalho) em que a empresa rejeitou a proposta dos trabalhadores. A empresa apresentou proposta de 4,15% de reajuste e 1,5% de aumento real. Os trabalhadores reivindicam reposição da inflação de 5,37%, segundo os índices do DIEESE, e 14,99% de aumento real.

A campanha salarial também defende creches próprias para as trabalhadoras, redução da tarifa, 2% do PIB para o transporte público e o fim das privatizações das linhas do metrô.

INTRANGIÊNCIAS DOS PATRÕES E DO GOVERNO

O Sindicato propôs como alternativa à paralização a liberação das catracas à população. O argumento dos patrões e governos para atacar o direito à greve é de que esta prejudica à população e por isso os trabalhadores não teriam direito à greve. Porém, a resposta à alternativa das catracas livres foi negativa. E mais, a empresa ameaça chamar a polícia caso os trabalhadores liberem as catracas à população trabalhadora. Fica evidente que para as governos e empresa a população está longe de ser prioridade e o prejuízo com o qual se preocupam governo e patrões são aos seus lucros.

A justiça ainda determinou o funcionamento de 100% das linhas no horário de pico e 85% destas nos horários normais. Caos esta determinação não seja cumprida, está prevista multa de R$100 mil diários. O sindicato já anunciou que não cumprirá com esta determinação! Essa mesma Justiça que hoje criminaliza o direito legitimo de protesto dos trabalhadores é a mesma que no estado governado por Alckmin determina que estudantes que lutam em defesa da educação são criminosos, que a luta por moradia deve ser reprimida, que a zona conhecida como cracolândia é caso de polícia defendendo seu uso para os especuladores imobiliários, e um longo etc!

A ALIANÇA ENTRE ESTUDANTES E TRABALHADORES PODE DERRUBAR AS CATRACAS DO MUNDO!

Nós estudantes nos mobilizamos pelo direito ao transporte. Não foram poucos os atos Brasil afora que protestaram contra o aumento abusivo das tarifas. Na maioria deles o que encontramos foi a intransigência dos governos e empresários e a dura repressão sobre o movimento. Foram dezenas de estudantes seriamente feridos e presos por lutarem pelo direito ao transporte público de qualidade.

Os trabalhadores metroviários da cidade de São Paulo saem em defesa dos seus direitos, em defesa do salário digno. Se o Brasil está crescendo tanto como dizem, porque não atender às demandas dos trabalhadores que lutam por melhores condições de vida e trabalho? Além disso, defendem, como nós estudantes e o conjunto dos trabalhadores, o transporte público e de qualidade.

É importante lembrar que semana passada vimos um triste acidente no metrô de São Paulo que só não se tornou tragédia porque  o maquinista evitou que isso acontecesse. Além disso, os seguranças e metroviários auxiliaram a população acidentada pelo acidente. São estes mesmos trabalhadores que hoje se levantam em luta.

A ANEL vem através dessa nota prestar todo o apoio e solidariedade à greve dos metroviários de São Paulo. Os estudantes que lutam por melhores condições de ensino para todos, que lutam pelo transporte público para estudantes e trabalhadores, que lutam por um mundo diferente, estão do lado e apoiam os trabalhadores metroviários em sua luta. Não só porque nos solidarizamos, mas também porque é parte da mesma luta que travamos dia a dia.

METROVIÁRIO, PODE LUTAR: OS ESTUDANTES VÃO TE APOIAR!